Make your own free website on Tripod.com
   


Tudo pela audiência

Ouvi uma vez um profissional dizer que tudo na vida era marketing e na televisão o objetivo maior era a audiência. Bem, a audiência realmente é importante, pois mostra qual o público que assiste a sua emissora e os programas. Porém, será que realmente vale a pena tudo pela audiência?

Bem, essa pergunta é, infelizmente, sim. Sim, para muitas emissoras e programas. Os exemplos mais reais são o Ratinho, que faz show com a desgraça humana, os infantis que possuem brincadeiras ruins, desenhos violentos e apresentadoras sem o mínimo de didática para passar algum valor às crianças e a depravação de Gugu, Faustão e muitos outros.

Literalmente é incompreensível este tipo de postura por parte de grandes emissoras. Afinal, todos querem que voltemos para a política do Pão e Circo, utilizada para entreter o povo, emburrecê-lo e torná-lo incapaz da reflexão.

O pior de tudo são as crianças que estão cada vez mais influenciadas por isso. Agora, não é mais o programa destinado a eles que os interessam. São os programas para adultos, já que o horário em que as crianças mais estão diante da televisão é exatamente o horário voltado para a programção adulta: Jornal Nacional, novela das 8... Engraçado, não?

Além disso, é um pouco constrangedor ver uma inocente criança dançando músicas sensuais e não é possível entender o porquê do sucesso deste tipo de música, apenas sendo um robô mecanizado reproduzindo a coreografia.

Os infantis tornaram-se investimento de muitas apresentadoras para conquistar espaço no mercado televisivo, por isso todas são estereotipadas e, mesmo assim, acham que são únicas. Por existir tantas, esse tipo de fórmula acabou dando certo. Porém, esse mercado começou a modificar com a presença de programas como TV Cruj e TV Colosso, mas mesmo sendo melhores que as das loiras e possuindo tecnologia e boa audiência, ainda não são ideais, modelos, como o Castelo, X-Tudo.

O mais estranho é a falta de incentivo por parte dos próprios pais de assistir a programas da TV Cultura, que servem como base na educação e aprendizado da criança. Isso acontece, muitas vezes, pela esmagadora briga entre as grandes emissoras que fazem de tudo para atingir a audiência necessária. Assim, os pais ficam perdidos no meio desta guerra e não lutam para melhorar a programação infantil.

Silêncio para esses tipos de programas e aplausos para os infantis da Cultura, só assim as crianças crescerão com senso crítico, informação e aprendizado.

O início de tudo, depois...
Evolução dos programas infantis
Ainda bem que existem exceções
Produto, produto, produto
Tudo pela audiência

Bibliografia

[anterior] [próximo]
[volta]