Make your own free website on Tripod.com
   



O castelo e os personagens

"Estreou em 1988 na TV Cultura ainda com o nome de Rá-Tim-Bum. É um programa infantil premiadíssimo dentro e fora do país. Direção de Fernando Meirelles e coordenação de texto de Flávio de Souza."

"Inspirado em Vila Sésamo e Rá-Tim-Bum, o Castelo possui quadros pedagógicos que oferecem variadas situações de aprendizagem, em diversos formatos narrativos. Como Sítio do Pica-Pau Amarelo e Mundo da Lua, apresenta narrativa com base dramática."

"O Castelo Rá-Tim-Bum, um divertido programa é o líder de preferência da garotada. Outros dois adorados pela criançada foram Doug e o Mundo de Beakman, também da TV Cultura. Premiado no Brasil e no exterior, o Castelo correu o risco de acabar quando as verbas para a emissora começaram a minguar, a partir do início de 95, no governo Mário Covas. Diante do sucesso do programa, no entanto, decidiu-se continuar transmitindo os episódios prontos. A diretora do programa Beth Carmona, acredita que fórmulas como a do Castelo hoje cativam muito mais as crianças do que o esquema de apresentadoras, “As crianças se cansaram desses programas. Era uma falsa alegria”, comenta."

"O Castelo Rá-Tim-Bum não se enquadra no modelo clássico de programa educativo. Sua estrutura é tecida pelo reencontro da intenção pedagógica com matrizes culturais, formatos industriais, padrões comerciais. Constitui-se em entretenimento educativo. O Castelo preocupa-se em atrair o público pelo gosto de contar histórias."

Bibliografia

[anterior] [próximo]
[volta]