Make your own free website on Tripod.com
   



"O Sítio do Pica-Pau Amarelo foi um dos mais bem produzidos programas infantis para a tevê que se tem notícia. O capricho vinha da elaboração das histórias selecionadas pelos roteiristas e uma equipe de psicólogos e pedagogos.

Passava pela rigorosa escolha do elenco, cenário e locações especiais montados para criar uma imagem bem brasileira, que Monteiro Lobato sempre valorizou nos seus 23 livros de literatura infantil. Na TV GLOBO o Sítio estreou em 1976 e durou 10 anos.

O elenco mais conhecido foi: Zilka Sababerry (nunca foi substituída no papel de dona Benta); Emília foi Dirce Migliaccio, e contou com mais duas atrizes no papel; tia Anastácia, a eterna Jaci Campos; Júlio César foi Pedrinho, substituído mais tarde por outro ator mirim; Rosana Garcia foi Narizinho, substituída mais tarde.

Destacavam-se ainda André Valli como Visconde de Sabugosa, Nelson Camargo como Zé Bento e Ari Coslov como Jaboti. Outros personagens importantes do Sítio: CUCA - a malígna, SACI, TIO BARNABÉ(Samuel Santos), entre outros O Sítio estreou na TUPI de São Paulo em 1951 e ficou lá até 1963. De 1968 a 1969 na TV Bandeirantes.

Os personagens eram os mesmos mas o formato era diferente. A produção era bem mais modesta. Júlio Gouveia pegava um livro de Monteiro Lobato e começava a contar as aventuras de Pedrinho e Narizinho, de dona Benta e tia Anastácia, e da inteligente Emília. Os atores entravam no palco, de cenário modesto e representavam as histórias."

"Por um acordo com a família de Monteiro Lobato, não podia haver merchandising no programa. Era tudo muito voltado para a cultura. Para Zilka Salaberry, 83, a eterna Dona Benta, atuar em "O Sítio" foi "gratificante": 'Não há um dia em que não sou abordada na rua por gente lembrando daquela época. Foi um tempo inesquecível'."

"Na TV Tupi, a série de Monteiro Lobato era apresentada por Júlio Gouveia. Em 1951, Júlio Gouveia e Tatiana Belinky, apaixonados pela obra de Monteiro Lobato, criaram um teleteatro (teatro adaptado para a televisão) semanalmente apresentado pela TV Tupi – SP: Sítio do Pica-pau Amarelo, durante cerca de 13 anos."

Júlio Gouveia


"Sítio do Pica-Pau Amarelo" - Gilberto Gil
Para ouvir, é recomendado o uso do RealPlayer:

Bibliografia

[anterior] [próximo]
[volta]