Make your own free website on Tripod.com
   



Imagens do programa

De 1972 a 1976 – TV Globo.

“Todo dia é dia, toda hora é hora, de saber que esse mundo é seu. Se você for amigo e companheiro, com alegria e imaginação, vivendo e sorrindo, criando e rindo, você será feliz e todos serão também".

"Era essa a música que dava início ao programa que marcou profundamente as crianças e adolescentes entre os anos 1972 e 1976. Depois de um ano na TV CULTURA, passou a ser apresentado na TV GLOBO. Nos Estados Unidos, o Sesame Street funcionava como jardim de infância para ensinar crianças - principalmente as latinas, noções de higiene, meio ambiente e vida natural.

No Brasil, depois do capítulo 40, foi totalmente nacionalizado, adotando uma linguagem própria. Todos se divertiam com um bicho muito alto, mistura de galinha e pata, Garibaldo, interpretado pelo ator Laerte Morrone. O elenco era fantástico e contava com Aracy Balabaniam, a Gabriela, que era casada com o personagem interpretado por Armando Bogus. Ela representava a figura da mãe e ele a figura do pai. Havia a professorinha, Sônia Braga, em seu primeiro papel na TV, e seu namorado Flávio Galvão, ainda um estreante."

"Criado em 1969, nos Estados Unidos, Vila Sésamo (Sesame Street) foi o primeiro programa infantil de televisão a ensinar conceitos e divertir. A estrutura era formada por quadros ou módulos de curta duração. Repetiam-se em ritmo acelerado. Cada módulo tinha objetivo pedagógico específico e formato inspirado em técnicas publicitárias.

Tornou-se uma referência cultural mundializada de série infantil educativa de televisão. Mas muitos críticos afirmam que sua limitação foi ter considerado o entretenimento de modo superficial, esvaziado de emoções.

Vila Sésamo captou o prazer das crianças com jingles e publicidade. Usou esse divertimento num sentido não comercial, mas educativo, como motivação para ensinar conceitos. O autor afirmou ser um “abuso de termos” chamar esse método de comercial. Constatou que a resposta educativa desejada pelos produtores de Vila Sésamo – priorizando as crianças pobres de áreas urbanas – foi conseguida."

Bibliografia

[anterior] [próximo]
[volta]