
Um dos primeiros programas infantis no estilo programa de auditório com uma apresentadora oferecendo brincadeiras e atividades para as crianças, enquanto o programa era entrecortado por desenhos animados.
"Estreou em 6 janeiro de 1985, na Rede Manchete e era apresentado pela modelo Xuxa Meneghel. O programa tinha a direção de Maurício Shermman. Era o primeiro programa com um auditório composto unicamente por crianças na televisão.
A primeira versão foi ao ar em 1985, e a última, em 1998. Em todos esses anos, o programa trocou várias vezes de apresentadora e de formato. Sempre foi exibido na faixa das 17:00 às 19:00, e era segundo lugar absoluto no horário na década de 1980.



O sucesso foi imediato. Lançou seu primeiro disco "Clube da Criança", onde Xuxa cantava com Carequinha, e gravou a canção "Meu leãozinho" com Caetano Veloso. Em 1986, Xuxa já era disputada por outras emissoras e acabou deixando a Rede Manchete.
Para preencher seu cargo foi chamada, Angélica. A loirinha, de apenas treze anos, começou no programa "A Nave da Fantasia" como participante, e logo mostrou talento, ganhando seu próprio espaço no Clube, lançando em 1989 seu primeiro disco. Angélica deixou a emissora em 1993, quando da sua venda para o grupo SBT.



Em seguida veio Mylla Christie. A apresentadora surgia vestida de mágica num cenário que combinava com o estilo "Abracadabra" da atração, mas o programa não durou muito tempo, pois Mylla assinou contato com outra emissora e deixou a Manchete.
Para substituir Mylla, Adolpho Bloch confiou numa novata. A modelo Patrícia Nogueira assumiu a atração e passou a ser conhecida como Pat. A falta de recursos na época, acabou levando o Clube à extinção, só retornando em 1997.
Em 1997, a idéia era lançar a menina Debby Lagranha de apenas cinco anos, como apresentadora e posteriormente como atriz. A solução foi relançar o Clube, inicialmente com 30 minutos de duração, e sem auditório. A crise, em 1998, acabou levando o programa à extinção."
Bibliografia
[anterior]
[próximo]
[volta]