Make your own free website on Tripod.com
   


Ainda bem que existem exceções

A sorte de todas as crianças e dos adultos é a existência de uma TV que realmente se importa com a didática de seus programas juntamente com o divertimento. Essa emissora é a TV Cultura, sustentada pela Fundação Padre Anchieta e pertencente ao governo do Estado de São Paulo.

Ela é responsável pela melhor programação infantil das décadas de 80 e 90, com os geniais Rá-Tim-Bum, que não tinha nenhum apresentador, nem desenhos animados, mas muitas histórias contadas e vários quadros com diferentes personagens; X-Tudo, que era apresentado por um boneco em forma de X e possuía vários quadros, com entrevistas em colégios, aulas para montar algum objeto e muita diversão; Mundo da Lua, que tinha como protagonista um menino de 12 anos que a cada história aprendia um nova lição; Cocoricó, apresentados por aves inteligentes e o Castelo Rá-Tim-Bum, com a presença de excelentes atores como Rose Campos.

“Todos os infantis da TV Cultura possuem tudo o que caracteriza um bom programa: valor estético e ético”, afirma Tatiana Belinsky. O primeiro ela traduz como boa qualidade artística e o segundo como rico em informações para o crescimento da criança.

Além disso, os programas da TV Cultura conseguem unir o humor, que agrada tanto adultos como crianças, ao respeito pelo ritmo, mundo e visão da criança. E uma outra característica é a alma dos atores. Todos os personagens da Cultura nascem e continuam vivos, não morrem facilmente. Pode ser que a criança quando se torne adulta não recorde mais o nome do personagem, mas o rosto e suas características sempre serão lembrados.

O hall da TV Cultura na parte infantil está recheado de premiações. O Rá-Tim-Bum ganhou vários prêmios internacionais, inclusive a medalha de ouro no Festival de Nova York, ou seja, foi considerado o melhor programa infantil do mundo. Já o Castelo Rá-Tim-Bum ganhou a medalha de prata neste mesmo festival, mas não no mesmo ano.

Um fato interessante a ser lembrado é que a TV Globo, em 1979 recebeu da Unesco, o prêmio de modelo de programa infantil do ano. Essa curiosidade implica na indagação da razão pela qual a TV Globo deixou de fazer programas desse nível elevado.

O início de tudo, depois...
Evolução dos programas infantis
Ainda bem que existem exceções
Produto, produto, produto
Tudo pela audiência

Bibliografia

[anterior] [próximo]
[volta]